|
|
Imagem de destaque

4 de março de 2025

ComoPlanearaIluminaçãoparaCadaAmbientedaCasa

A iluminação é um dos aspectos mais importantes na decoração e funcionalidade de um espaço. Para além de influenciar a estética, tem impacto no conforto e na produtividade. Para criar um ambiente bem iluminado, é essencial conhecer os diferentes tipos de iluminação e saber aplicá-los de forma estratégica.

 

1. Tipos de Iluminação

Iluminação Geral

A iluminação geral tem como função iluminar de forma uniforme toda a divisão. Pode ser feita com plafoniers, suspensões e aros embutidos.

Iluminação de Tarefa

Este tipo de iluminação é direccionado para actividades específicas, como ler, trabalhar ou cozinhar. Pode ser feita com candeeiros de secretária, focos direccionáveis e fitas de LED nas bancadas.

Iluminação Decorativa

Tem como objectivo destacar elementos decorativos, como quadros, nichos, prateleiras e outros objectos. Focos embutidos e fitas LED são muito utilizados.

 

2. Iluminação por Divisão

Sala de Estar

Aposte numa combinação de luzes indirectas e direccionáveis para criar um ambiente acolhedor. Lustres, candeeiros de pé ou de mesa e fitas LED embutidas são boas opções.

Cozinha

A cozinha deve ter uma iluminação clara e funcional. O ideal é usar luz branca fria nas bancadas e no fogão, e iluminação indirecta nas zonas de refeição.

Quarto

A iluminação do quarto deve ser confortável e relaxante. Candeeiros de mesa de cabeceira, apliques de parede e luzes suaves criam um ambiente acolhedor.

Casa de Banho

É fundamental ter uma boa iluminação na zona do espelho, evitando sombras. Focos embutidos e iluminação atrás do espelho são excelentes opções.

Zona Exterior

Use projectores, apliques de parede e balizadores para garantir segurança e conforto. Sensores de presença também ajudam a poupar energia.

 

3. Dicas Extra para uma Iluminação Eficiente

Opte por lâmpadas LED, mais económicas e duradouras.

Utilize reguladores de intensidade (dimmers) para ajustar a luz conforme necessário.

Invista em sistemas de automação para programar o acendimento e o desligar das luzes.

 

Uma boa iluminação faz toda a diferença na experiência e bem-estar dentro de casa. Seguindo estas dicas, é possível criar ambientes funcionais, acolhedores e eficientes!

Partilhar: